Fluxo para gestão de
redes sociais
Redesign para uma plataforma de gestão de redes sociais. Esse projeto contou com o redesign visual e de experiência para os fluxos de conexão de canais sociais, adição de concorrentes, segmentação e agendamento de postagens.
O principal objetivo era propor melhorias para os fluxos já existentes por se tratar de um projeto legado. Além disso, a experiência foi totalmente focada em design mobile, que era uma das maiores dores da plataforma.

Entrega e escopo
O projeto possui redesign de experiência e interface para os fluxos de conexão de canais sociais, segmento, adição de concorrentes e agendamento de postagens. Para a concepção dos protótipos, contruí um style guide com componentes navegáveis no Figma, tokens de cores, tipografia e iconografia.
Também foi feita uma mini biblioteca de ilustrações exclusiva para retratar feedbacks e fornecer apoio visual para a experiência.

O processo de design
Para planejar as melhorias nos fluxos, foi essencial realizar uma imersão profunda nos principais problemas e gargalos de experiência presentes nessas etapas da jornada do usuário.
Conduzi uma análise heurística para mapear as violações, classificá-las por criticidade e propor soluções iniciais. A maior parte das oportunidades de melhoria estava relacionada às heurísticas de visibilidade do status do sistema, controle e liberdade do usuário e prevenção de erros. Foram identificadas falhas como falta de feedback claro sobre o que estava acontecendo, ações que não traziam segurança ao usuário e baixa noção de progresso. Ao estruturar esses achados, estabeleci as bases para priorizar melhorias capazes de tornar a experiência mais orientada, transparente e confiável, impulsionando tanto a eficiência do fluxo quanto a satisfação do usuário.
A análise da experiência em dispositivos móveis revelou a importância de desenhar o produto considerando o mobile como contexto principal, e não apenas como uma adaptação do desktop. Um dos achados mais marcantes foi o excesso de conteúdo concentrado em uma única tela, que exigia longas rolagens e comprometia a clareza do que deveria ser feito em cada etapa do fluxo.
Resultados e aprendizados
Redesenhei a jornada com foco em tarefas menores e mais objetivas, distribuindo a experiência em etapas progressivas. Essa escolha trouxe mais fluidez, fortaleceu a noção de avanço e reduziu o esforço cognitivo necessário para completar cada ação no mobile.
Além disso, priorizei o conteúdo e as ações essenciais na tela inicial, evitando que informações relevantes ficassem escondidas em longas rolagens.
Os componentes e o layout foram reprojetados especificamente para o contexto mobile: botões mais confortáveis ao toque, uso estratégico do espaço para garantir leitura rápida e reforço de feedback visual para indicar o estágio em que o usuário se encontra.

Style guide e ilustrações
A definição da linguagem visual foi um passo fundamental para garantir consistência, clareza e personalidade na nova interface. Ao estruturar o style guide, organizei a paleta de cores da marca, defini hierarquias tipográficas e estabeleci padrões de componentes com foco em usabilidade no mobile, assegurando uma experiência coerente em todas as telas e interações.
Além disso, desenhei uma pequena biblioteca de ilustrações exclusivas, criada para reforçar a identidade do produto, humanizar a comunicação e apoiar mensagens importantes ao longo do fluxo, como orientações, sucessos e possíveis erros. Esse trabalho ajudou a consolidar um visual mais autêntico e alinhado ao tom da marca, contribuindo para uma experiência mais clara e envolvente para o usuário.